Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Confira os principais destinos religiosos do Brasil

March 2, 2017

A fé move montanhas e, literalmente, multidões. Somente no Brasil existem 96 atrações religiosas distribuídas em 344 municípios, de acordo com levantamento realizado pelo Ministério do Turismo. O estudo aponta uma média de 17,7 milhões de brasileiros que viajam anualmente pelo País movidos pela fé e esse número só tende a aumentar.

Um dos destinos mais visitados é Aparecida, no interior de São Paulo, que recebe cerca de 10 milhões de peregrinos por ano. Em 2017, estão programadas comemorações em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba. Assim como a cidade paulista, outras localidades são conhecidas por suas atrações religiosas. Conheça as principais e prepare suas malas para uma viagem de fé!

 

Aparecida (SP)

A cidade que fica a 170 km de distância da capital paulista é um dos principais destinos do turismo religioso no Brasil. Lá fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, um dos maiores templos católicos do mundo. A imagem da santa foi encontrada por pescadores no rio Paraíba em 1717. No dia 12 de outubro é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, quando devotos visitam o Santuário para festejos e missas e manifestações. Se você pretende visitar a cidade em outubro de 2017, a CVC oferece o pacote rodoviário Circuito Religioso com passagens em santuários católicos e pontos turísticos de Campos do Jordão, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista e Aparecida. O pacote inclui 6 diárias com café da manhã, guia e ingresso para o Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida.

 

Nova Trento (SC)

Segundo destino religioso em número de fiéis, de acordo com o Ministério do Turismo, Nova Trento, localizada em Santa Catarina, possui dois santuários: Nossa Senhora do Bom Socorro, no Morro da Cruz, e o Santuário da Madre Paulina. A cidade recebe em média 840 mil turistas ao ano. O principal evento acontece em 30 de maio, com uma peregrinação de 30 km que vai de um santuário ao outro. A cidade fica a apenas 80 km de Florianópolis.

 

Juazeiro do Norte (CE)

Outro grande ponto de romaria no País, Juazeiro do Norte recebe 500 mil pessoas durante a Romaria de Finados, no dia 2 de novembro. As peregrinações acontecem há cerca de 120 anos, atraindo pessoas atraídas pela notícia de que hóstias consagradas estavam se transformando em sangue na boca da beata Maria de Araújo, milagre atribuído ao Padre Cícero. Além da Romaria de Finados, outras comemorações movimentam a cidade, como a Procissão das Velas, em 2 de fevereiro. Encontre aqui seu hotel em Juazeiro do Norte!

 

Belém (PA)

Belém, capital do Pará, é palco de uma das maiores manifestações de fé do Brasil, a Festa do Círio de Nazaré, que tem início no segundo sábado de outubro, com uma procissão noturna. São 15 dias de procissões, missas, novenas, romarias e arraial, com barracas, feiras, parque de diversões e fogos de artifício. Destaque para o almoço do Círio, com comidas típicas, como o pato no tucupi e a maniçoba. O desfecho ocorre no quarto domingo de outubro, com a procissão de retorno, chamada Recírio.

 

Santa Cruz (RN)

Localizada no Rio Grande do Norte, a cidade abriga a maior estátua de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura. A Festa da Padroeira acontece no mês de maio e atrai milhares de pessoas até o Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, no topo do Monte Carmelo. Também são realizadas outras quatro romarias durante o ano: Romaria da Coroa de Santa Rita de Cássia (dia 22 de cada mês), Romaria Eucarística (segunda quinzena de abril), Romaria da Gratidão (12 de outubro) e Romaria Mariana (segunda quinzena de julho).

 

Trindade (GO)

Conhecida pela Festa do Divino Pai Eterno, Trindade, em Goiás, recebe cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano. A festa acontece de 26 de junho a 5 de julho, com missas, novenas, encontros de jovens e procissão de carros de boi. De acordo com a história, por volta de 1840 o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou um medalhão de barro com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Desde então, devotos peregrinam até o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno para fazer suas orações.

 

Ouro Preto (MG)

A bela cidade histórica de Ouro Preto ainda mantém vivos rituais do século 18, como as cerimônias organizadas pela Paróquia Nossa Senhora do Pilar durante a Semana Santa. No largo da igreja do Rosário acontece a cerimônia do lava-pés, além de procissões, ofícios e celebrações nas demais igrejas da cidade.

Para saber mais sobre viagens para destinos religiosos, confira o post sobre Roteiros por lugares sagrados e continue acompanhando nosso blog!

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square